A fonoaudiologia ajuda a tratar distúrbios de aprendizagem educacionais

A fonoaudiologia também trata pacientes que apresentam problemas de aprendizagem e dificuldades escolares. Esses distúrbios educacionais afetam a compreensão e decodificação dos sons, afetando a compreensão da linguagem escrita e oral.

Distúrbios no desenvolvimento da fala como troca de sons, dificuldade na formação de frases, e déficit de memória podem interferir diretamente no desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e compreensão. Este tipo de problema interfere na capacidade da criança de relacionar a linguagem oral à linguagem escrita, prejudicando, por exemplo, o processo de alfabetização, o conhecimento dos números e a capacidade de interpretação.

O fonoaudiólogo, ao trabalhar com a criança o desenvolvimento do processo de linguagem e de fala, está contribuindo com a melhoria da capacidade de aprendizado. O profissional também é habilitado para trabalhar a oralidade e ajudar no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fatores decisivos para garantir à criança motivação nos estudos já que, constantemente, a dificuldade no aprendizado afeta o desenvolvimento social, autoestima e segurança do aluno.

Sem comentários

Deixe um comentário